ColaboraçõesCronologia do Tracksource

O Tracksource foi criado em 2002, mas sua história tem início em 1996 e sua evolução foi marcada por alguns eventos que se tornaram fator determinante do que é hoje.

Conheça os principais eventos

Data

Evento

Detalhes

Indica Documento Anexado

1996

Criado o Grupo GPSBrasil

Visando fomentar a troca de informações, tracks e pontos entre os usuários pioneiros no uso de GPS, Alex Rodrigues criou o Grupo GPSBrasil ( http://br.groups.yahoo.com/group/gpsbrasil ), que com o passar do tempo iria se consolidar, até se tornar a maior comunidade de usuários de GPS do Brasil.

 

1998

Lançado o GPS TrackMaker

Até então, trilhas e pontos gravados no GPS só podiam ser transferidos para o computador, não havendo possibilidade de editar os dados. Para possibilitar a edição, agrupamento e organização destes dados, Odilon Ferreira Júnior, desenvolveu o software GPS TrackMaker, pioneiro e até hoje um dos softwares mais utilizados no mundo para a edição de dados coletados com GPS.

 

1999

Liberado o GPS TrackMaker Free

Para atender ao crescente número de usuários que organizavam seus dados e os disponibilizavam para uso público na internet, Odilon tomou a iniciativa de oferecer uma versão gratuita do software GPS TrackMaker, o que se transformou em um grande incentivo aos trabalhos e fez com que o programa fosse adotado como padrão para a edição e troca de dados no grupo GPS Brasil.

 

1999

Surgem os GPS com Mapas de Fundo

Até então os aparelhos GPS continham apenas um mapa base, muito simplificado, que vinha instalado de fábrica e não havia possibilidade de instalação de outros mapas. Surgem então os GPS com possibilidade de instalação e atualização de mapas.

 

2000

Fim da Disponibilidade Seletiva

Como o GPS havia sido concebido inicialmente para uso militar, o Governo dos EUA criou a Disponibilidade Seletiva, que permitia introduzir um erro artificial nos receptores civis. Com a disseminação do uso de receptores GPS, o Presidente Bill Clinton decidiu pelo fim da Disponibilidade Seletiva, o que aumentou a confiabilidade e a precisão dos aparelhos, facilitando assim o levantamento de dados para a confecção de mapas.

 

 2002

Criação do Mapdekode

Embora a Garmin e outros fabricantes nunca tivessem divulgado como criar mapas para os aparelhos, começaram a surgir na Europa alguns programas para criação de arquivos IMG para serem utilizados no MapSource e transferidos ao GPS. Dentre eles, surgiu o Mapdekode, criado pelo Austríaco Peter, para o qual foi desenvolvido suporte no TrackMaker, abrindo o caminho para a construção de mapas com os dados já disponíveis no grupo GPS Brasil. 

 

01/08/2002

Criado o Grupo Tracksource

Com o objetivo de unir o grupo de usuários que estavam iniciando a construção dos mapas do Brasil, Alex Rodrigues criou o Grupo Tracksource ( http://br.groups.yahoo.com/group/tracksource/ ), evento este que é considerado a data de nascimento do Projeto.

 

2002

Publicação do TE e TM

Foram lançados os primeiros conjuntos de mapas do Tracksource, o Estadual (TE) e o Municipal (TM), não roteáveis e que eram desenvolvidos de forma totalmente independente, um com dados rodoviários e o outro com dados urbanos.

 

07/11/2002

Artigo Fazendo Mapas de Fundo para GPS

Odilon Ferreira Júnior, autor do TrackMaker, publicou em seu site o artigo "Fazendo Mapas de Fundo para GPS", que demonstrava sua experiência na construção de mapas usando o Mapdekode em conjunto com o TrackMaker. Até hoje fonte de referência no assunto, tal manual disseminou a técnica de construção de mapas e impulsionou o desenvolvimento do Tracksource.

2002-11-07-Fazendo_Mapas_Fundo_GPS.pdf

 

2003

Padrão de Formatação e Validador

Com a disseminação dos mapas, novos Desenvolvedores se tornam voluntários e visando homogeneizar os mapas, Augusto Petzinger cria o Padrão de Formatação e a ferramenta Validador, que verifica a adequação dos mapas ao Padrão.

 

2004

Surgem os GPS com Auto Roteamento

Até então, as rotas nos GPS eram construidas criando-se pontos de passagem, que eram interligados por retas, não seguiam as vias e serviam apenas para orientar os usuários que faziam uma navegação inteiramente visual sobre o mapa de fundo. Com a evolução, os mapas passaram a ser como banco de dados de informações sobre as vias, possibilitando que o usuário apenas indicasse o destino, ativando o auto-roteamento, que então escolhe o caminho, seguindo as vias existentes no mapa.

 

23/07/2004

Lançado o cGPSmapper

Inexistindo qualquer intenção da Garmin em abrir os códigos para possibilitar o desenvolvimento por terceiros de mapas roteáveis, começaram a surgir alguns programas para edição e compilação, dentre eles o Mapedit e cGPSmapper, criados pelo Polonês Stanislaw Kozicki. Imediatamente, vários usuários do grupo começaram a fazer testes com alguns mapas, efetuando a compilação no Site Mapcenter.

 

 

23/11/2005

Entra em Operação o Site do Tracksource

Até esta época, toda a atividade do projeto era desenvolvida no Grupo Tracksource e no Portal GPS. Então, visando centralizar os dados do Tracksource, Alex Rodrrigues coloca em operação o site www.tracksource.org.br

2005-11-23-Entrada_Operação_Site_Tracksource.pdf

 

26/03/2006

Área de Desenvolvimento no Site

Visando agregar alguns instrumentos de controle e automatização aos processos de elaboração dos mapas e coordenação dos trabalhos do grupo, bem como centralizar o envio de mapas, manter um banco de dados e backups dos arquivos do Tracksource, Paulo Casaretto implantou a área de Desenvolvimento no site e foi feito um trabalho de recadastramento das informações de Desenvolvedores e Mapas.

2006-03-26-Area_Desenvolvimento_Site.pdf

31/03/2006

Primeiro Protótipo de Mapas Roteáveis

A compilação com o cGPSmapper pressupunha a utilização do Mapedit na edição do mapa, mas no Tracksource o uso do TrackMaker já estava consolidado e havia o entendimento de que era um software muito mais robusto e fácil de usar para a edição dos mapas. Assim, visando o aproveitamento de todo o acervo de mapas já existente e a continuidade de uso do TrackMaker, um grupo de Compiladores, liderado por Ruy Lerac e Sérgio Barroso, se uniu com o objetivo específico de estudar sistemáticas que permitissem introduzir as facilidades de auto-roteamento nos mapas do Tracksource. Estes trabalhos culminaram com a liberação para testes do primeiro protótipo de mapas roteáveis, contendo os mapas estaduais do RJ, SP e MG.

2006-03-31-Primeiro_Prototipo_Mapas_Roteaveis.pdf

01/05/2006

Lançado o Conversor

Para que os mapas no formato do TrackMaker pudessem ser transformados em um formato compatível com o cGPSmapper, durante o processo de testes feitos pelos compiladores, Sérgio Barroso desenvolveu o Conversor, cuja primeira versão, para uso dos Desenvolvedores, foi então liberada de forma a permitir os testes e adequações dos mapas estaduais ao roteamento.

2006-05-01-Lancado_Conversor.pdf

24/12/2006

Publicada a Versão de Teste do TRR

Após diversas adequações nos mapas feitas pelos Desenvolvedores Estaduais e exaustivos testes efetuados pela Equipe de Coordenação, como um presente de Natal ao grupo, é divulgada a primeira versão de testes do Tracksource Roteável Rodoviário (TRR). Este evento marca o início da era dos mapas roteáveis no Tracksource.

2006-12-24-Publicada_Versao_Testes_TRR.pdf 

31/01/2007

Padrão de Formatação para Roteamento

Como resultado dos testes com o TRR, são divulgadas ao grupo diversas alterações no padrão de formatação e instruções para a adequação de todos os mapas estaduais e municipais ao roteamento.

 2007-01-31-Padrao_Formatacao_Roteamento.pdf

14/03/2007

Descontinuação do TE

Com a publicação da versão 4.0 o TRR passa para a fase de produção normal e com isso o TE deixa definitivamente de ser emitido e passa para a situação de descontinuado.

2007-03-14-Descontinuacao_TE.pdf

22/06/2007

Proposta de Integração dos Mapas

A partir da experiência bem sucedida do TRR, e visando estender o roteamento aos mapas municipais, a Equipe de Coordenação apresenta ao grupo a proposta de modelo para integração dos mapas Estaduais e Municipais e são iniciados os testes com o TRI.

2007-06-22-Proposta_Integracao_Mapas.pdf

 

17/07/2007

Primeiro Mapa Municipal Roteável

A Equipe de Coordenação vinha evoluindo nos testes de roteamento com os mapas municipais e grande parte dos trabalhos estavam sendo feitos no mapa de Belo Horizonte, cujo Desenvolvedor, Rospierre Vilhena, havia gentilmente cedido para os testes. Infelizmente ele não chegou a ver os resultados, pois neste dia foi uma das vítimas do acidente da TAM em Congonhas. Em sua homenagem, foi publicada a versão de testes do TRU de Belo Horizonte, se tornando o primeiro mapa municipal roteável do Tracksource.

2007-07-17-Lancamento_TRU_Belo_Horizonte.pdf

01/08/2007

Compra do cGPSmapper

A compilação do TRR e dos testes do TRI eram feitas através de um serviço gratuito oferecido no site MapCenter. Mas para estender o roteamento aos mapas municipais, não era viável a adoção deste modelo, além de que, não poderíamos ficar dependentes da disponibilidade deste serviço. Assim, foi feita uma mobilização junto ao grupo para arrecadar donativos, o que possibilitou a compra de uma versão do cGPSmapper Roteável Profissional, que foi entregue como um presente, pelo aniversário de 5 anos do Tracksource.

2007-08-01-Compra_cGPSmapper.pdf

15/08/2007

Compilação com cGPSmapper Local

Lançada a versão 4.05 dos mapas, primeira em que o TRR e TRI passam a ser compilados localmente com a versão própria do cGPSmapper.

2007-08-15-Compilacao_cGPSmapper_Local.pdf

22/08/2007

Reorganização do Desenvolvimento

Para viabilizar a integração dos mapas Estaduais e Municipais, Paulo Casaretto desenvolveu inúmeras funções no site para envio dos mapas, organização da compilação e gerência do processo, que então passou a ser adotado de forma padronizada por todos os Desenvolvedores e Compiladores. Com isso, são iniciados os testes do TRC, destinado a substituir o TRR e TRI.

2007-08-22-Reorganizacao_Desenvolvimento.pdf

18/09/2007

Implantação do Novo Padrão Formatação

Com base nos testes efetuados na compilação e visando a migração de todos os mapas municipais ao roteamento, a Equipe de Coordenação fez uma ampla revisão no padrão de formatação, eliminando TAGs que só eram necessárias ao Mapdekode e o tornando mais simples e intuitivo. Também foi desenvolvido um programa para reformatação automática de algumas alterações e foi definido o prazo para que os DMs adequassem todos os mapas.

2007-09-18-Implantacao_Novo_Padrao.pdf

24/11/2007

Lançamento do TRU

Lançada a versão 5.00 dos mapas, na qual foi iniciada a distribuição do TRU, com 143 municípios roteáveis. O TM ainda continua sendo emitido com 1112 municípios, para divulgação dos mapas ainda não roteáveis, mas passa também a ser compilado com o cGPSmapper, o que marca o fim do uso do Mapdekode.

2007-11-24-Lancamento_TRU.pdf

17/01/2008

Lançado o Editor de Nós

Como a estrutura de dados do TrackMaker não permitia a atribuição de propriedades aos nós de roteamento, Paulo Carvalho desenvolve o Editor de Nós, tornando possível configurar restrições de conversão e numeração de porta nas vias do mapa.

2008-01-17-Lancado_Editor_de_Nos.pdf

17/04/2008

Definido o TRC como Modelo de Integração

Depois de um ano de testes do modelo de integração, período em que eram publicados em paralelo TRI e TRC, com o lançamento da versão 5.05, foi definida a descontinuidade do TRI e a adoção do TRC como o modelo para a integração dos mapas estaduais e municipais.

2008-04-17-Definicao_TRC_como_Modelo_Integracao.pdf

16/02/2009

Descontinuação do TM

A esta altura, depois de mais de 1 ano do início, todos os mapas municipais ativos já tinham sido convertidos ao roteamento, incluídos no TRU e assim o TM deixava de ser necessário. No lançamento da versão 6.00, além da descontinuação do TM, é lançado o TRU-GTM em substituição ao antigo TM-GTM.

2009-02-16-Descontinuacao_TM.pdf

22/12/2009

Nova Forma de Numeração das Versões

Lançada a versão 09.12 dos mapas, na qual foi alterada a forma de numeração das versões que passaram a indicar Ano/Mês da publicação.

2009-12-22-Nova_Forma_Numeracao_Versoes.pdf

23/02/2010

Descontinuação do TRR

Em uso há quase 2 anos, o TRC-Brasil já havia dominado a preferência dos usuários. Com o lançamento da versão 10.02, o TRR é descontinuado, em função da pequena utilização e baixissímo volume de downloads. Também, a partir desta versão, o TRR-GTM passa a ser substituído pelo TRC-GTM.

2010-02-23-Descontinuacao_TRR.pdf

02/06/2010

Lançamento do TSuite

Com o objetivo de integrar, em uma única interface, todas as ferramentas utilizadas na confecção e compilação dos mapas roteáveis, é lançado o software TSuite, desenvolvido por Paulo Carvalho, com a colaboração de toda a Equipe de Coordenação. Nesta primeira versão, apenas o Validador foi integrado na interface, mas tudo já foi preparado para gradativamente integrar as demais ferramentas, como Otimizador, Viadutos, Editor de Nós, Conversor e Funções de Compilação.

2010-06-02-Lancamento_TSuite.pdf

30/06/2010

Anunciada a Última Versão do cGPSmapper

Insatisfeito com o resultado de negociações que manteve com a Garmin, a respeito dos mapas independentes, o Stan anunciou que não mais daria continuidade ao desenvolvimento do cGPSmapper e que o suporte à versão 100 só seria feito até o final de 2010. Anuncia também a sua intenção de abrir o código do programa para que um grupo open-source dê continuidade.

2010-06-30-Last Version of cGPSmapper.pdf

11/07/2010

Reestruturação do Site

Visando possibilitar uma navegação intuitiva e explicativa para os usuários leigos e ao mesmo tempo restringir o acesso às áreas técnicas de Desenvolvimento, foi feita uma grande reestruturação no site do Tracksource e implantado o cadastramento e login dos usuários.

2010-07-11-Reestruturacao_Site.pdf

02/09/2010

Abolido o uso do Conversor pelos Desenvolvedores

Dando prosseguimento no objetivo de integrar todas as ferramentas de desenvolvimento, chegamos em uma situação em que todas as criticas que eram feitas pelo Conversor já se encontravam implementadas no TSuite. Assim, o uso do Conversor passou a ser exclusivo da compilação, sendo desnecessário o seu uso pelos Desenvolvedores, o que simplificou significativamente os processos de validação e envio dos mapas para compilação.

2010-09-02-Abolido_Uso_Conversor.pdf

15/09/2010

Eliminação do Fundo de Mapa Amarelo

Em função dos problemas que vinham sendo verificados no Mapsource e nos GPS, causados pela grande quantidade de mapas e divisas detalhadas, foi iniciado o desenvolvimento do módulo Remap no Tsuite, com o objetivo de reorganizar os conjuntos de mapas em quadriculas. Com isso, já visando a preparação dos mapas para a futura implantação do quadriculamento, foram eliminados dos mapas o Fundo Amarelo, as Divisas Estaduais e as Fronteiras, elementos estes que dificultavam o trabalho dos desenvolvedores.

2010-09-15-Eliminacao_Fundo_Mapa_Amarelo.pdf

25/10/2010

Lançada a Versão com Mapas Quadriculados

O TSuite passa a contar com o Remap, uma nova ferramenta de compilação desenvolvida por Alexandre Loss, destinada a agrupar todos os mapas e gerar quadriculas para montagem dos conjuntos. Com isso, a partir da versão 10.10, os mapas do Tracksource passam a ser distribuidos em quadriculas, objetivando compatibilizar a grande quantidade de municipios em desenvolvimento com um desempenho mais eficiente e adequado ao MapSource e GPS.

2010-10-25-TRC_Brasil_Quadriculado.pdf

09/03/2011

Revisão da Área de Downloads do Site

Com o objetivo de simplificar os procedimentos para os usuários, foi reestruturada a Àrea de Downloads do Site. Os Alertas de proximidade passam a ser distribuidos em arquivos GPI prontos para serem combinados e enviados ao GPS. Também deixam de ser distribuidos os conjuntos obsoletos TRR, TE, TM, Topo, Náutico e Aeronáutico.

2011-03-09-Alteracao_Area_Download.pdf

27/06/2011

Entra em operação o novo Módulo Conversor no TSuite

Dando continuidade à planejada intenção de incluir no Tsuite todas as ferramentas do Tracksource, foi lançada a versão 11.06 do TRC-Brasil, primeira que utiliza o novo Módulo Conversor, desenvolvido em Java por Sérgio Barroso. Esta nova ferramenta do projeto significou um grande avanço em termos de produtividade nas tarefas de compilação dos mapas.

 

06/07/2011

Lançados os mapas do Tracksource para Navitel

Consolidando a intenção de expandir a base de utilização dos mapas do Tracksource e com o objetivo de atender a crescente utilização de GPS em smartphones, foi iniciada, em caráter de testes, a distribuição dos mapas para uso no software Navitel, usado principalmente em dispositivos com a plataforma Android.

2011-07-06-Lancados_Mapas_para_Navitel.pdf


01/12/2011

Editor de Nos Integrado ao TSuite

Dando continuidade ao objetivo de integrar todas as ferramentas de desenvolvimento no TSuite, foi lançada a versão 3.0, na qual foi integrado o Editor de Nós.

2011-12-01-Editor_de_Nos_Integrado_ao_TSuite.pdf


24/12/2011

TSuite Passa Abrir Mapas TrackMaker

A versão 3.1 do TSuite apresentou inovações nas funções de abertura de mapas, passando a abrir os arquivos do TrackMaker e facilitando o gerenciamento dos trabalhos pelos Desenvolvedores.

2011-12-24-TSuite_Passa_Abrir_Mapas_TrackMaker.pdf


  

Voltar

Sendo um Parceiro

 
Projeto TrackSource, Powered by Joomla! and designed by SiteGround web hosting